A psoríase é uma doença auto-imune crônica que faz com que os sintomas apareçam na pele. Pessoas com psoríase têm uma resposta imunológica hiperativa que mantém um nível de inflamação desnecessário, o que desencadeia a produção de muitas células novas da pele mais rapidamente do que as células velhas da pele podem ser eliminadas. As novas células da pele empurram as células da pele velha para a camada superficial da pele, onde se acumulam e causam a formação de placas.
Como o clima pode afetar a psoríase
Como o clima afeta a psoríase?
A psoríase é uma doença crônica que dura a vida toda, mas a maioria das pessoas passa por períodos de surtos, quando os sintomas pioram muito, e por períodos de remissão, quando os sintomas melhoram muito ou a pele está limpa. Os desencadeadores da psoríase são coisas que podem causar surtos, e cada pessoa que desencadeia a psoríase é um pouco diferente. Para muitas pessoas, certos tipos de condições climáticas podem desencadear surtos de psoríase. Para outras pessoas, certos tipos de condições climáticas podem melhorar os sintomas da psoríase.
O tempo frio pode piorar os sintomas da psoríase?
Um fator desencadeante comum da psoríase é o inverno frio e seco. Durante o inverno, as pessoas também tendem a ter menos exposição ao sol. Muitas pessoas têm sintomas de psoríase que melhoram com períodos regulares de exposição de curta duração à luz solar, portanto, não obtêm esse benefício durante o inverno.
Outro fator é que doenças como resfriados e gripes são mais comuns durante o inverno. Estar doente pode afetar o sistema imunológico de maneiras que pioram os sintomas da psoríase.
No verão, há mais oportunidades de exposição à luz solar natural e as pessoas tendem a usar menos camadas de roupas que cobrem pequenas quantidades de pele.
Pessoas com psoríase que respondem bem à luz solar tendem a ter menos crises durante o verão. Este pode não ser o caso de pessoas com psoríase, que piora quando a pele afetada é exposta ao sol.
A ligação entre o clima e a psoríase
Um estudo recente examinou o efeito das condições meteorológicas em pessoas com psoríase. Relatou que a maioria das pessoas com psoríase que participaram do estudo apresentava sintomas que melhoravam no verão e pioravam durante o inverno, quando os níveis de umidade tendem a ser menores no ar é mais seco.
O estudo não descobriu que condições de tempo úmido ou chuvoso tiveram efeito sobre os sintomas da psoríase, nem encontrou qualquer efeito devido ao ambiente interno (por exemplo, se um ar condicionado, radiador ou lareira foi usado). No entanto, eles descobriram que, para algumas pessoas com psoríase, o calor pode piorar os sintomas, como coceira e vermelhidão.
Os pesquisadores concluíram que alguma exposição tende a ter um efeito positivo sobre os sintomas para a maioria dos pacientes. Eles também sugerem que o motivo pelo qual o ar seco do inverno tende a piorar os sintomas é que a baixa umidade faz com que a camada superior da pele fique mais espessa, o que desencadeia a produção de substâncias no sistema imunológico que causam inflamação.
Quais são as dicas para os sintomas da psoríase relacionados ao clima?
Tente identificar os seus desencadeadores pessoais da psoríase relacionados com o clima, para que possa tentar evitá-los. Durante o inverno, tente expor sua pele afetada à luz solar regularmente por curtos períodos de tempo (verifique com seu médico sobre quanto tempo é seguro para você).
Tome todas as medidas possíveis para evitar adoecer, especialmente durante o inverno, lavando as mãos, dormindo o suficiente e reduzindo o estresse.
Durante o inverno frio e seco, algumas pessoas acham útil usar um umidificador para hidratar o ar em suas casas. Pode ser útil evitar banhos longos e quentes. Hidratar a pele com mais frequência com emolientes ou óleos durante o inverno também pode ajudar a controlar os sintomas.
COMBO DILÊNIA
Dilênia Combo com Creme 300ml